Frank Zappa The Man
Frank Vincent Zappa foi um dos músicos e compositores mais prolíficos do século XX. A sua obra musical estende-se desde o rock até à música clássica, passando pelo jazz e música de fusão. É também guitarrista de suprema invenção. Para além da obra musical, realizou filmes e escreveu diversos livros. O seu legado, com milhares de concertos e gravações que foi fazendo ao longo dos seus quase trinta anos de actividade permanece ainda parcialmente inédito.
Zappa ficou conhecido como grande sátiro pelas suas composições iconoclastas e foi pioneiro do estilo freak rock, além de ser criador da fusão de jazz e música clássica. Como guitarrista, foi várias vezes, e sem razão, subestimado, deixando, entre variadíssimas outra coisas, um legado fantástico de solos electrizantes. Ele próprio nunca se considerou um instrumentista virtuoso, assumindo-se acima de tudo como compositor.
Em 1964, em Los Angeles, fundou o grupo, Mothers of Invention, a partir dos Soul Giants (antiga banda de bares). O nome devia ter sido apenas Mothers, mas por necessidade como explica, e por a editora se recusar a editar um disco cujo nome era evidentemente uma contracção de Motherfuckers. Devido ao seu rigor na execução técnica das canções e à não admissão do uso de drogas durante os ensaios e apresentações (ele próprio nunca as consumia), Zappa via mudar frequentemente a composição do grupo. Nos seus espectáculos, combinava música experimental improvisada onde estavam sempre presentes as suas comédias surrealistas e sátiras anárquicas, com adereços especiais e improvisações dramáticas. Entre os músicos que ele lançou estão nomes como Jean-Luc Ponty, Steve Vai, Bob Martin e muitos outros.
Zappa, sempre activista em campanhas e movimentos, chegou a candidatar-se à presidência dos EUA. O projecto foi abortado pela súbita doença (cancro) que o atacou. Se a sua personalidade complexa e a sua música, muitas vezes controversa e difícil, fazem com que seja atacado por muitos, é por outros considerado um dos maiores génios musicais de todos os tempos.
(fonte: wikipedia e Blitz)








Frank Zappa
Nasceu 21 Dezembro de 1940 em Baltimore, Maryland, USA.
Morreu 4 Dezembro de 1993 em Los Angeles, California, USA.

No lado B apresenta três faixas ao vivo, dois dos quais são instrumentais de rock de dificil execução. "Drowning Witch" pode ser uma das suas mais difíceis peças a serem executadas. Este álbum carece de ambição e tende a se perder entre a sua extensa discografia , mas não deve ser negligenciado ou mesmo marginalizado, nele o trabalho de guitarra de Zappa e Steve Vai são o seu forte e são momento uníco a ser desfrutado.


A abordagem que aqui faço a dois registos da década de 80, terá sido talvez dois dos lps mais injustiçados de Zappa, mas será que não terá sido isso mesmo que pretendia ?