top of page

Uma grande Hysteria

nos Anos 80

Perdoem-me todos aqueles que acham este Lp lamechas, comercial, poser (palavra muito usada no meio Metal, quando ouviamos estes registos), hoje ao acordar e dirigir-me para o PC liguei o winamp com a sua enorme panóplia de rádios presentes e como sempre ligo a "80´s and 90´s HEAVY METAL ARENA", uma das minhas preferidas e a primeira musica que oiço é a que dá titulo a este Lp, foi rápida a minha ida á prateleira para colocar no prato este registo

Dizem-me alguns de vocês que o antes era melhor, registos mais duros, que fez dos Def uma das bandas de referência da NWOBHM (new wave of british heavy metal), mas convenhamos que quando se pensou que a banda terminara, muito devido ao acidente que fez com que o baterista Rick Allen perdesse um braço, ela renasce como que das cinzas e lança este enorme êxito.

 

Hysteria é o quarto álbum de estúdio da banda Def Leppard, lançado a 3 de Agosto de 1987. Este álbum está na lista dos 200 álbuns definitivos no Rock and Roll Hall of Fame. Depois de quase cinco anos sem gravar, devido principalmente ao acidente com o baterista Rick Allen, o Def Leppard lançou este que é o álbum mais vendido pela banda com mais de 18 milhões de cópias.


O disco sumplatou anteriores sucessos superando o Pyromania, último álbum da banda. Quase todas as músicas fizeram sucesso. Quem nunca ouviu “Pour Some Sugar On Me”, ou a balada “Love Bites”, outras músicas também fizeram sucesso, como “Rocket”, “Women”, “Animal” e quase todas ganharam clipes, recheando a programação da MTV.

Faixas:

“Women” – 5:41
“Rocket” – 4:25
“Animal” – 4:02
“Love Bites” – 5:46
“Pour Some Sugar on Me” – 4:25
“Armageddon It” – 5:21
“Gods of War” – 6:37
“Don’t Shoot Shotgun” – 4:26
“Run Riot” – 4:39
“Hysteria” – 5:54
“Excitable” – 4:19
“Love and Affection” – 4:37


Formação:

Joe Elliot – vocais
Phil Collen – guitarra
Steve Clark – guitarra
Rick Savage – baixo

Rick Allen – bateria

No dia 20 de Maio de 1993 na catedral do Rock no Dramático de Cascais assistiu-se á primeira vinda da banda a território nacional, com a primeira parte a cargo dos Ugly Kid Joe e num pavilhão lotado, podemos assistir a um concerto cheio de energia e para alguns foi a oportunidade de ver naquela sala um show pleno de efeitos visuais.

A setlist  (1993) não poderia ter sido melhor eis:

Em finais de Outubro de 1996 no dia 30 voltariam ao mesmo local para mais um concerto esgotado, desta vez na primeira parte estavam os Terrorvision, o concerto acabou por ser mais uma prova do enorme e reconhecido potencial da banda, não defraudando as expectativas dos presentes.

bottom of page